Connect with us

BRASIL

Veja quem são os próximos ministros a deixar o STF

Avatar

Publicado

em

Até o final de seu mandato, em 2022, o presidente Jair Bolsonaro, poderá indicar dois ministros para o STF (Supremo Tribunal Federal), alterando consideravelmente o perfil da corte constitucional do país — isso se não houver nenhuma morte ou algum ministro resolver adiantar sua aposentadoria.

Indicado pelo ex-presidente José Sarney, o ministro Celso de Mello, deixará o cargo no STF no dia 1º de novembro ainda este ano 2020, quando completará 75 anos e se aposentará compulsoriamente.

Indicado pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello, o ministro Marco Aurélio Mello, completará também 75 anos em 12 de julho de 2021.

Ambos são considerados juízes garantistas, que prezam pelo direito de defesa dos réus e a prevalência do que está escrito na Constituição sobre eventuais novidades legislativas ou pressões populares.

Um contraste em relação ao perfil desejado que deve ser a tendência a ser adotada por Bolsonaro, defensor do endurecimento da legislação penal.

O Diário Ceará é um portal de notícias focado no digital e que atua de forma independente, fornecendo notícias do nosso Estado do Ceará, do Brasil e do Mundo. Criado em 2019, mas lançado em 2020, o site se propõe a ser uma das principais referência confiáveis de conteúdo, principalmente no momento de profusão das fake news.

PUBLICIDADE
Deixe sua opinião aqui
PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA