Connect with us

POLÍTICA

STF condena Valdir Raupp por corrupção e lavagem de dinheiro

Lucca

Publicado

em

O Supremo Tribunal Federal condenou nesta terça-feira (6), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro o ex-senador e ex-presidente do MDB Valdir Raupp por 3 votos a 2.

Os ministros ainda não determinaram o tamanho da sentença. Raupp, alvo da operação de lavagem dinheiro, é acusado de receber uma doação eleitoral de R$ 500 mil em 2010 para ajudar a manter no cargo Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras.

Recursos desviados de empresas estatais eram repassados ​​pela Queiroz Galvão, empreiteira firmada com a Petrobras.

— A doação de R$ 500 mil realizada pela sociedade empresária [Queiroz Galvão] ao diretório estadual nas eleições de 2010 se trata de negócio jurídico simulado praticado com o intuito de encobrir a verdadeira finalidade da transferência de recursos, que não era outra se não a de implemento de vantagem indevida em favor de Valdir Raupp de Matos para viabilizar a manutenção do cartel no âmbito da diretoria de Abastecimento da Petrobras — disse Fachin em 23 de junho.

A decisão foi tomada por três votos a dois. Os ministros Edson Fachin, Celso de Mello e Cármen Lúcia votaram pela condenação. Os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes votaram pela destituição do ex-senador.

Os ministros ainda não definiram a pena pela condenação. O tema está sendo discutido na sessão da Segunda Turma, que continua em andamento.

O Diário Ceará é um portal de notícias focado no digital e que atua de forma independente, fornecendo notícias do nosso Vale do Jaguaribe e toda região do nosso Estado do Ceará, do Brasil e do Mundo. Criado em 2019, mas lançado em 2020, o site se propõe a ser uma das principais referência confiáveis de conteúdo, principalmente no momento de profusão das fake news.

PUBLICIDADE
Deixe sua opinião aqui
PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA