Levantamento realizado pelo instituto Genial/Quaest revela que 62% dos brasileiros não desejam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se candidate à reeleição em 2026. A pesquisa, realizada entre 27 e 31 de março, ouviu 2.004 eleitores em 120 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

O resultado representa um aumento de dez pontos percentuais em comparação ao levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2024, quando 52% dos entrevistados rejeitavam um novo mandato de Lula.

Além da rejeição à candidatura, o estudo indica um cenário de insatisfação com o governo petista. Para 56% dos brasileiros, o Brasil está seguindo na direção errada sob a liderança de Lula. A percepção negativa também se reflete na economia: 53% afirmaram que está mais difícil conseguir emprego em comparação ao ano passado, enquanto 56% avaliam que a situação econômica piorou nos últimos 12 meses.

Apesar dos números desfavoráveis, Lula lidera cenários de segundo turno contra potenciais candidatos de direita. Contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2030, o petista vence dentro da margem de erro. A pesquisa também revela que 44% dos eleitores temem um retorno de Bolsonaro, enquanto 41% expressam receio diante de um quarto mandato de Lula.