A Polícia Civil do Ceará indiciou o vereador Inspetor Alberto (PL) por maus-tratos a animais e injúria eleitoral, após concluir inquérito policial instaurado em outubro de 2024. O caso, que agora será encaminhado ao Poder Judiciário, envolve um vídeo em que o parlamentar aparece carregando um porco pelas orelhas e proferindo ameaças ao animal.
A gravação foi divulgada nas redes sociais durante o segundo turno das eleições municipais de Fortaleza, quando Evandro Leitão (PT) disputava a prefeitura com André Fernandes (PL), aliado de Alberto.
No vídeo, o vereador afirma: “Você vai para a panela”, enquanto manipula o animal de maneira agressiva. Em nota, a defesa de Alberto alegou que o parlamentar estava em um sítio e não teve intenção de maltratar o animal, justificando que as palavras foram ditas em um contexto político. A divulgação do vídeo gerou um pedido de cassação no Conselho de Ética da Câmara Municipal de Fortaleza, mas o presidente da Casa, Leo Couto (PSB), explicou que apenas representações contra o vereador nesta legislatura serão analisadas.
Inspetor Alberto, reeleito em 2024, classificou a repercussão do caso como um ataque político: “Se essa pessoa gravou isso há tanto tempo, por que só postaram agora? Estão usando politicamente contra mim. Eu já fui reeleito, querem atacar a quem?” Procurado após o indiciamento, o parlamentar não se manifestou.