O deputado federal André Fernandes (PL) retomou sua agenda política com força total nesta semana, em um movimento que reuniu lideranças da oposição cearense em Brasília. Em encontro considerado estratégico, Fernandes recebeu os deputados estaduais pedetistas Queiroz Filho, Antônio Henrique e Lucinildo Frota, sinalizando um possível realinhamento de forças visando as eleições de 2026.

A reunião reforça os laços formados no segundo turno das eleições municipais de Fortaleza em 2024, quando os pedetistas apoiaram André. Impedido de disputar o governo estadual por questões etárias, o parlamentar deve concentrar esforços na pré-candidatura ao Senado de seu pai, o deputado estadual Alcides Fernandes (PL), lançada por Jair Bolsonaro na semana passada. A movimentação abriu espaço para que o PL discuta apoiar outro nome da oposição na disputa pelo governo.

Além do PDT, os parlamentares também conversaram com nomes do União Brasil e do PP, entre eles Moses Rodrigues, Dayany Bittencourt e Danilo Forte. O ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), cotado para trocar de partido, segue sendo uma das peças centrais na reconfiguração da oposição no Estado.