Connect with us

NO MUNDO

Israel e Brasil assinam acordo de cooperação para fortalecer laços entre os dois parlamentos

Lucca

Publicado

em

A Embaixada de Israel no Brasil é palco do acordo histórico. A Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Câmara dos Representantes da República Federal do Brasil e a Comissão de Relações Exteriores e Defesa da Assembleia Nacional de Israel assinaram pela primeira vez um período de cooperação no parlamento.

O acordo promoverá o intercâmbio de informações de interesse mútuo entre os dois parlamentos, atividades legislativas, boas práticas no processo legislativo e promoverá intercâmbios de delegações entre os dois países.

Para Zvi Hauser, presidente do Comitê de Relações Exteriores do Knesset (Knesset), o acordo ajudará o parlamento e o desenvolvimento das relações bilaterais nas áreas militar, de defesa, de relações exteriores e de segurança.

“A relação entre o Brasil e Israel nunca esteve tão forte, estou feliz em desenvolver os laços dos dois comitês e assinar esse importante acordo. Nestes tempos desafiadores onde não podemos nos reunir, espero receber vocês aqui quando a pandemia do coronavírus terminar”.

Para Eduardo Bolsonaro, presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados, o acordo pode abrir as portas para futuros acordos na área técnica brasileira e em outras áreas afins. “Temos uma base de lançamento de satélites em Alcântara vamos trabalhar para que no futuro tenhamos acordos para lançar satélites como o que firmamos com os Estados Unidos”.

Foto: embassynews.info

Ele também citou exemplos de apoio mútuo entre os dois países, como Tecnologia de Israel usada na vigilância da fronteira brasileira, primeira visita do Primeiro Ministro israelense Netanyahu ao país e abertura de um escritório comercial para a Agência de Promoção do Brasil. Exportações e investimentos de Israel (Apex-Brasil).

Eduardo Bolsonaro também revisou com apreço o papel fundamental que o Brasil desempenhou durante a aprovação da Resolução 181 da Assembleia Geral da ONU em 1947, quando o então primeiro-ministro era Oswaldo Aranha, que abriu caminho para a reconstrução do Estado de Israel nas terras da pátria em 14 de maio de 1948.

Foto: embassynews.info

O embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, afirmou que Brasil e Israel estão aprofundando a importante relação entre os dois parlamentos, e este acordo é uma ferramenta poderosa para abrir as portas e conduzir negociações futuras. “O Brasil é uma grande potência, essa é uma grande oportunidade pois é a primeira vez que os dois parlamentos assinam um acordo como esse. Há um nível de valores compartilhados entre os dois países que evoluíram de forma incrível nos últimos anos. Falamos sobre o que é bom para o Brasil e o que é bom para Israel.”

O Diário Ceará é um portal de notícias focado no digital e que atua de forma independente, fornecendo notícias do nosso Vale do Jaguaribe e toda região do nosso Estado do Ceará, do Brasil e do Mundo. Criado em 2019, mas lançado em 2020, o site se propõe a ser uma das principais referência confiáveis de conteúdo, principalmente no momento de profusão das fake news.

PUBLICIDADE
Deixe sua opinião aqui
PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA