
O corpo do papa Francisco será levado à basílica de São Pedro nesta quarta-feira, 23, para o último momento de homenagens presenciais dos fiéis. A informação foi confirmada nesta segunda-feira, 21, pelo diretor da sala de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni. Francisco faleceu no fim de semana, e o Vaticano ainda definirá nesta terça-feira, 22, os detalhes da cerimônia fúnebre, em reunião com cardeais.
O papa argentino, que realizou mudanças importantes nas tradições funerárias em 2023, será o primeiro líder da Igreja Católica em mais de um século a não ser enterrado no território do Vaticano. O sepultamento acontecerá na basílica de Santa Maria Maggiore, escolhida por ele ainda em vida por sua ligação pessoal com o local, frequentemente visitado após viagens apostólicas.
Ao contrário dos antecessores, Francisco optou por um funeral mais simples, sem exibição do corpo fora do caixão. A última vez que um papa foi enterrado fora da basílica de São Pedro foi em 1903, com Leão XIII. A escolha reflete o estilo pastoral e despojado que marcou seu pontificado.