
O Governo do Ceará anunciou nesta quarta-feira (16) a liberação de R$ 1,6 milhão para desapropriações que viabilizem a ampliação do Polo Automotivo de Horizonte. O recurso, destinado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), faz parte de um pacote de mais de R$ 112 milhões em créditos suplementares distribuídos entre 12 órgãos estaduais.
Instalado onde funcionava a antiga fábrica da Troller, o complexo deve alcançar mais de 100 hectares. Três marcas já firmaram acordos para produção de veículos híbridos e elétricos no local, e o governador Elmano de Freitas (PT) estima a criação de até 9 mil empregos e a produção de 70 mil veículos por ano em três anos.
O projeto se beneficia também dos incentivos fiscais previstos no Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que estabelece metas ambientais e de segurança para a indústria automotiva. Empresas instaladas no polo poderão usufruir dos benefícios mediante apresentação de certificado emitido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).