Fortaleza ocupa a quarta posição no ranking das cidades mais procuradas pelos participantes do Voa Brasil, programa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) que oferece passagens aéreas a preços acessíveis. Desde o lançamento, em julho de 2024, 2.453 bilhetes foram adquiridos para a capital cearense. São Paulo lidera a lista com 10.261 passagens, seguida por Rio de Janeiro (3.050) e Recife (2.745). Outros destinos cearenses, como Juazeiro do Norte (553) e Cruz (26), também foram beneficiados.
O Voa Brasil visa democratizar o transporte aéreo, oferecendo passagens de até R$ 200 para aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Em oito meses, o programa já viabilizou mais de 35 mil passagens. O ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, destacou que o projeto tem alcançado seu objetivo de inclusão, permitindo que grupos historicamente excluídos tenham acesso a viagens aéreas.
Na primeira fase, o programa atende exclusivamente aposentados, mas o Ministério de Portos e Aeroportos planeja incluir estudantes de programas como ProUni, Fies e Sisu na etapa seguinte. O secretário nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, ressaltou que cerca de 150 mil beneficiários já acessaram o sistema, resultando em um percentual de reservas confirmadas muito superior ao registrado diretamente pelas companhias aéreas.