Connect with us

BRASIL

Segurado do INSS poderá optar por perícia médica ou adiantamento do auxílio-doença

Lucca

Publicado

em

A escolha deve ser feita no momento do requerimento, e a opção com perícia médica só serão aplicadas a unidades de atendimento que estejam com o serviço de agendamento disponível.

Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que buscam obter auxílio-doença podem optar pelo adiantamento de R$ 1.045 ou fornecer perícia médica como subsídio.

De acordo com a Portaria Conjunta nº 62 anunciada nesta terça-feira (29), a escolha deve ser feita no momento do requerimento, e a escolha da perícia médica só será aplicada nas unidades de atendimento com agendamento disponível.

A publicação estipula que o segurado que optar pelo adiantamento deverá anexar ao requerimento e claro por meio do site ou do aplicativo Meu INSS, acompanhado da assinatura e identificação do profissional, informação sobre a doença ou CID, e prazo estimado Pegue o resto anexado ao formulário de inscrição.

O regulamento desta terça-feira (29) é um suplemento a portaria n.º 47, de 21 de agosto. Na regra anterior, a regra é que somente segurados que residam em município a mais de 70 quilômetros da agência prestadora dos serviços podem solicitar o auxílio-doença antecipadamente.

Para quem teve a concessão da antecipação de R$ 1.045 do auxílio-doença até 2 de julho, desde que o benefício não tivesse prorrogação, o INSS divulgou que a diferença dos atrasados (caso haja) será quitada automaticamente até o final de outubro, sem realização de perícia. O órgão diz que a data ainda será divulgada.

O Diário Ceará é um portal de notícias focado no digital e que atua de forma independente, fornecendo notícias do nosso Vale do Jaguaribe e toda região do nosso Estado do Ceará, do Brasil e do Mundo. Criado em 2019, mas lançado em 2020, o site se propõe a ser uma das principais referência confiáveis de conteúdo, principalmente no momento de profusão das fake news.

PUBLICIDADE
Deixe sua opinião aqui
PUBLICIDADE

CURTA NOSSA PÁGINA