
O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) marcou para o dia 6 de julho a eleição suplementar no município de Senador Sá, após a cassação dos mandatos do prefeito Bel Júnior (PP) e da vice-prefeita Professora Maria (PP). Ambos foram condenados por abuso de poder político e econômico durante as eleições de 2024, em decisão unânime da Corte.
A condenação teve como base a realização do evento “Cavalgada do Bel”, em agosto do ano passado, que contou com show de artistas, distribuição de brindes, comidas e bebidas, além de forte apelo eleitoral com som de campanha e uso das cores do partido. O TRE entendeu que a programação caracterizou vantagem indevida e influenciou o resultado do pleito.
Mesmo após a cassação, o prefeito afirmou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), alegando irregularidades nos ritos processuais. Segundo ele, “a democracia tem que ser feita através do voto” e prometeu seguir mobilizado junto à população. Enquanto o recurso tramita, a eleição suplementar segue mantida, segundo o calendário divulgado pelo TRE-CE.