
Teve início nesta segunda-feira (14) a campanha nacional de vacinação nas escolas públicas, promovida pelos ministérios da Saúde e da Educação. No Ceará, a ação contemplará 274 unidades escolares, sendo 219 da rede municipal e 55 da estadual, com aplicação de vacinas para alunos e professores até o dia 25 de abril.
As vacinas ofertadas incluem imunizantes contra febre amarela, HPV, meningite, tríplice viral e tríplice bacteriana, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação. Em Fortaleza, a campanha teve início antecipado em fevereiro e já contabiliza mais de 3 mil doses aplicadas. Para a pediatra Isabella Ballalai, da Sociedade Brasileira de Imunização, “vacina é sinônimo de prevenção, e nunca de risco”.
Segundo Vanessa Soldatelli, coordenadora de Imunização de Fortaleza, o engajamento das famílias é essencial. “A presença da vacinação nas escolas facilita o acesso e amplia a cobertura. Cabe aos pais autorizarem para que seus filhos estejam protegidos”, afirmou. Em rede nacional, os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Camilo Santana (Educação) reforçaram o compromisso do governo federal em ampliar a imunização dos estudantes em todo o país.