Durante visita a Fortaleza nesta sexta-feira (4), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Sidônio Palmeira, afirmou que a queda na aprovação do presidente Lula está diretamente ligada a falhas na comunicação institucional, além de problemas de gestão e articulação política. Ele participou do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação e defendeu uma atuação mais coordenada entre os ministérios para melhorar a percepção da população sobre as ações do governo.
Segundo Sidônio, o Executivo tem realizado programas relevantes, como o Pé-de-Meia, voltado à permanência de jovens no ensino médio, mas enfrenta dificuldades em tornar essas iniciativas visíveis. “O governo tem feito muito, mas isso nem sempre chega à ponta. Tem várias ações importantes em andamento que não se comunicam bem com a população. Popularidade passa por comunicação, gestão e política”, disse. Para ele, a comunicação precisa ser regionalizada e respeitar as particularidades de cada estado, com estratégias específicas para o Nordeste, Sul, Sudeste e demais regiões.
O ministro também comentou o novo slogan do governo federal, “O Brasil é dos Brasileiros”, que tem sido usado por lideranças como símbolo de retomada do sentimento de pertencimento nacional. “Estamos vivendo um momento importante no País. É hora de resgatar o orgulho de ser brasileiro e nordestino”, afirmou, ao mencionar pressões externas, como as recentes taxações do governo norte-americano, como oportunidade para fortalecer a identidade nacional.
Ao abordar o combate às fake news, Sidônio defendeu que a resposta deve ser preventiva e ágil, com a divulgação rápida de informações verdadeiras. Ele citou como exemplo a repercussão de boatos envolvendo suposta taxação do Pix. “A melhor forma de combater a fake news é a notícia verdadeira sair primeiro. Não se pode correr atrás da mentira. Temos que ocupar o espaço com a verdade”, concluiu.