O influenciador digital Felipe Neto enganou seus seguidores ao anunciar, na última quinta-feira (3), uma suposta pré-candidatura à Presidência da República em 2026. Menos de 24 horas depois, o próprio youtuber desmentiu a declaração, admitindo que a encenação foi parte de uma estratégia de marketing para divulgar seu novo audiolivro.

No primeiro vídeo, Neto afirmou que gostaria de ser um “guardião da verdade” e que dominava as redes sociais, o que o tornaria apto ao cargo de presidente. Ele ainda prometeu atuar como um “irmão mais velho” dos brasileiros. No dia seguinte, porém, voltou atrás: “É óbvio que não vou me candidatar a coisa alguma. O que eu queria era chamar sua atenção”, disse. Segundo ele, a peça de comunicação foi montada para estimular a leitura como forma de resistência ao autoritarismo.

Felipe Neto já foi crítico da ex-presidente Dilma Rousseff e do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2022, tornou-se um dos principais apoiadores de Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais. Chegou a narrar uma propaganda eleitoral petista e foi incluído no início do atual governo em um grupo de trabalho contra o discurso de ódio. Em fevereiro deste ano, anunciou que deixaria de comentar política.